terça-feira, 21 de janeiro de 2014

9 maneiras de previnir estrias sem tratamento


Quem se interessa pelo assunto, normalmente, já mostra marcas vermelhas ou esbranquiçadas na pele. As estrias não avisam que estão chegando, nem dão sinal de que cansaram de surgir e, para a piorar a situação, são difíceis de tratar. Existem tratamentos capazes de melhorar o aspecto das lesões, mas não as estrias em si. O ideal é investir em hábitos saudáveis, fortalecendo a pele e prevenindo o surgimento de novas cicatrizes.

Pode parecer estranho, mas as estrias são lesões - a pele se rompe quando há um estiramento muito intenso. O problema é muito comum na adolescência se o crescimento acontece rapidamente, e não de forma gradual, ou na gravidez, por causa do ganho de peso. Se você quer evitar o problema, em vez de se preocupar com ele mais tarde, veja as dicas!


1. Exercícios físicos
A prática de exercícios físicos e a manutenção do peso evita o estiramento da pele - o que causa as estrias. A atividade física mantém a pele firme, evitando as estrias. Só é preciso tomar cuidado com exercícios muito intensos, que podem levar ao ganho rápido de massa muscular e à hipertrofia (aumento de massa muscular), esticando demais a pele.



2. Cremes hidratantes
Uma pele hidratada tem mais resistência a rupturas. Os hidratantes à base de óleo de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa mosqueta são as melhores opções. Duas aplicações por dia, pela manhã e antes de dormir, são suficientes. A região atrás dos joelhos, a barriga e a lateral do quadril são as áreas mais propensas às estrias e merecem cuidados especiais. Durante a gravidez, a aplicação dos hidratantes pode ser feita até três vezes ao dia, mas vale falar com o ginecologista antes de escolher o produto que você pretende usar, evitando riscos ao bebê.



3. Massagem localizada
Você mesma pode massagear as áreas mais propensas a sofrer com estrias enquanto aplica o creme hidratante, fazendo uma espécie de drenagem linfática para melhorar a circulação da área. Aplicar os cremes fazendo uma massagem é importante, porque estimula a absorção dos princípios ativos do produto. O ideal é aplicar os cremes e fazer a massagem após o banho, quando os poros estão abertos.



4. Água
Beber água ajuda a manter o corpo hidratado, incluindo a pele. A pele é o primeiro órgão que se desidrata, pois está constantemente exposto a agressões como o sol. É essencial beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a pele sempre hidratada, evitando rupturas no tecido e, consequentemente, as estrias.

5. Vitamina C
Esse nutriente participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele, ajudando a prevenir estrias. O consumo regular de vitamina C também tem efeito calmante sobre a pele. A vitamina C também ainda age como anti-inflamatório e protege a pele das radiações solares. As maiores fontes de vitamina C são laranja, acerola, abacaxi, kiwi e goiaba.

6. Zinco
zinco presente nos frutos do mar tem ação cicatrizante para a pele, mantendo-a sempre saudável e prevenindo o estiramento. Além disso, o mineral tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que atuam em favor da pele evitando infecções e irritações. Castanha-do-Pará e gérmen de trigo são fontes de zinco.

7. Vitamina B5
Esse nutriente promove a renovação celular, deixando a pele firme e saudável. Carne de boi, ovos e derivados do leite são as maiores fontes deste nutriente e devem fazer parte da dieta de quem busca prevenir as estrias. Brócolis, batata doce, abacate e lentilha são opções para quem é vegetariano.

8. Vitamina E
A vitamina E irá garantir a formação de colágeno, bem como manter a estrutura da elastina da pele. Esse nutriente preserva a elasticidade da pele e previne danos na estrutura de colágeno e elastina, evitando as temidas marcas de estiramento. Avelã, amêndoas, gérmen de trigo e óleos vegetais são boas fontes desse nutriente.

9. Silício
Aveia, milho, arroz, algas marinhas e frutos do mar são fontes desse nutriente. O silício regenera as fibras de colágeno e elastina, evitando a perda da elasticidade da pele. Além disso, o nutriente protege o colágeno já existente contra os radicais livres, ação que também previne estrias.

Gostou das dicas?
Mão à obra!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário!